Um livro aberto sobre a leitura

VocĂȘ sabia que quem lĂȘ com frequĂȘncia possui uma sĂ©rie de benefĂ­cios importantĂ­ssimos? Podemos citar que quem lĂȘ, possui maior sensibilidade e inteligĂȘncia, alĂ©m de ter mais memĂłria e imaginação, unindo as pessoas, fazendo com que possamos viver em mundos diversos e conhecer histĂłrias magnĂ­ficas! Realmente, quem lĂȘ nunca estĂĄ sozinho!

Em vista disso, pesquisamos e separamos 9 curiosidades sobre o mundo da literatura e a produção de livros. Confere aí:

  1. O primeiro livro feito em uma mĂĄquina de escrever Ă© do autor Mark Twain, o “Adventures of Tom Sawyer”. O livro trata sobre Tom Sawyer, um jovem ĂłrfĂŁo que vive com seu irmĂŁo na casa de sua tia, Polly. Preguiçoso, Tom se recusa a fazer qualquer esforço, sem ser o de conquistar Becky. Huck Ă© seu companheiro inseparĂĄvel, juntos, faziam muita bagunça, atĂ© o dia em que presenciaram um assassinato. Quer saber mais? Acesse o link e entre no mundo de Tom.
  2. “Alice no País das Maravilhas” chegou a ser proibido de ser vendido na China por ter como personagens “animais que falavam”.
  3. O cheiro dos livros agrada a tanta gente porque o papel Ă© feito com polpa de madeira e possui uma grande quantidade de substĂąncias orgĂąnicas. Quando estas reagem Ă  luz, ao calor e Ă  umidade, liberam compostos orgĂąnicos volĂĄteis, que se traduzem num aroma a baunilha, a amĂȘndoa ou flores, evocando memĂłrias positivas.
  4. “Bibliosmia” Ă© o nome dado ao prazer em que as pessoas sentem ao cheirar livros antigos.
  5. O primeiro livro registrado como “bestseller” foi o “Fools of Nature”, da escritora Alice Brown.
  6. Um estudo mostra que crianças e adolescente entre 10 e 16 anos que lĂȘem por prazer vĂŁo melhor na escola.
  7. O livro mais caro do mundo chama-se The Birds of America (Os PĂĄssaros da AmĂ©rica), uma variada coletĂąnea de ilustraçÔes de pĂĄssaros feitas por John James Audubon (1785 – 1851), um naturalista do sĂ©culo XIX. Ele foi arrematado num leilĂŁo por 11,5 milhĂ”es de dĂłlares.
  8. Com o intuito de pÎr fim às aventuras do detetive Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle resolveu matar seu personagem. Ele, porém, não contava que a morte de Sherlock causaria comoção entre os milhares de fãs espalhados pelo mundo. Os protestos foram tantos que obrigaram o autor a ressuscitar seu famoso detetive.
  9. O Dia Nacional do Livro Ă© comemorado em 29 de outubro. O Dia do Livro Infantil Ă© lembrado em 18 de abril (aniversĂĄrio de Monteiro Lobato).

livros

Deixe um comentĂĄrio